Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram a ser obrigados a fazer a prova de vida, que estava suspensa desde março de 2020 para conter a propagação da Covid-19, a medida é essencial para não ter os benefícios bloqueados.
O que é a prova de vida?
A prova de vida é um procedimento obrigatório que deve ser realizado a cada 12 meses, nas agências bancárias onde recebe o benefício previdenciário, diante da pandemia da Covid-19, o INSS decidiu continuar realizando os pagamentos sem ocasionar o bloqueio, suspensão ou cessação do benefício.
Quem é obrigado a fazer?
Todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão.
Como fazer a prova de vida?
Uma das opções disponibilizada para alguns beneficiários é a prova de vida através da biometria facial. Sendo assim, aqueles que foram convidados e que ainda não realizaram o procedimento, devem fazê-lo através da plataforma Meu INSS.
Outra opção é ir até uma agência do banco que recebe o benefício. Neste caso, a orientação é conferir qual a última prova de vida e olhar o cronograma.
É possível pedir a reativação pelo site do INSS ou aplicativo Meu INSS. Serão solicitados CPF e RG, além do comprovante de residência.
Após preencher o requerimento online, o beneficiário deverá ir até ao banco que recebe o benefício para fazer a prova de vida.
Um adendo: Se você possui em casa um idoso maior de 80 anos, ou alguém a partir de 60 que não consiga se locomover, e tenha como comprovar essa condição através de documentação médica, é possível agendar pelo 135, ou Meu INSS uma prova de vida em domicílio com na visita de um funcionário do órgão.
Att,
Maria Do Carmo
POSTADO EM 08 jun 2021 · Administração